Enunciação e Discurso

17/06/2013 23:37

 

Enunciação e Discurso

 

Discurso : o discurso provém de uma situação comunicativa que se dá através de uma linguagem, como a fala ou o texto.

Existem dois tipos de manifestações da linguagem:

 

  • Linguagem afetiva: a linguagem que inclui todas as palavras, tons e gestos ,  sem maior elaboração do pensamento, resultando na frase ( o próprio discurso).
  • Linguagem discursiva: é a mensagem refletida , com vocabulário selecionado e uma ideia ordenada, resultando num enunciado.

 

Texto , Contexto e Intertexto

 

Texto: O caráter comunicativo do texto compreende a coesão lexical, isto é, a relação adequada de palavras , que dependem tanto da escolha como também da posição a qual se encontram. O texto é, assim, a mensagem, a informação ou o discurso.

Contexto: Todas as informações que acompanham o texto constituem o contexto, que colabora para a compreensão.

 

Há dois tipos de contexto:

 

  • Estrutura de superfície : compreende-se o texto por meio da analise gramatical, que são os elementos do enunciado.
  • Estrutura de profundidade: é a interpretação semântica das relações sintáticas.

 

Intertexto : é o cruzamento de textos. Possui 4 tipos:

 

- Paráfrase : são as citações e as transcrições. Na paráfrase, não se desvia muito do texto de outro autor. Ela vale-se de processos de reestruturação de frases , sendo ideológica ou estrutural.

 

    Na paráfrase ideológica, cabe a citação da ideia central do texto, de modo que a ideia de um emissor encontra eco no leitor, e por sua vez, faz do pensamento construído o seu próprio pensamento, enriquecendo-o e transmitindo-o de outra maneira. Na paráfrase estrutural, recria-se um contexto em cima de uma estrutura frásica inicial, deixando os elementos gramaticais mais relevantes na frase.

 

-Estilização : Há uma total reformulação do texto, mantendo-se, no entanto, a ideia fundamental. Na estilização temos a mudança de estilo ou procedimento, como narrar uma história que foi retirada de um poema. Há, portanto, um desvio pronunciado do original, o que afasta o texto da paráfrase.

 

 -Paródia : É o desvio que chega a perversão do texto em seu sentido. Normalmente, essa ruptura com o texto original vem acompanhada de posições contrárias, ironizando o texto.

 

-Recriação polêmica: O autor toma do texto original a ideia central, a fim de promover com base nela, uma critica do tema ou para defender seu ponto de vista sobre algum assunto.