Procuração

17/06/2013 23:22

 

Procuração

 

Definições

    Inicialmente, de modo a explanar sobre os conceitos de mandato e procuração, presentes na unidade VI do livro ‘’ Curso de Português Jurídico’’, cabe atribuir a tais conceitos definições. Define-se o mandato como um contrato ( oral ou manuscrito) que estabelece acordos entre duas partes, conferindo poderes de administração.  A procuração é o instrumento do mandato, que contém todas as especificações do acordo firmado, sendo obrigatoriamente escrita.

 

Sobre o mandante e o mandatário

    Num mandato, a pessoa que confere poderes a  outrem para , em seu nome, tomar determinadas ações   é denominado mandante . Já o individuo que recebe a função de praticar o exercício, isto é, de administrar os interesses do mandante, tem o nome de mandatário. Tanto o mandante quanto o mandatário também podem ser chamados de outorgante e outorgado ou procurador, respectivamente.

 

Sobre os tipos de procuração

    No que concerne os tipos de procuração, esses dividem-se em categorias distintas, que podem se combinar de acordo com os interesses do mandante. Dentre elas:

 

Natureza da procuração

  • Procuração Judicial : Destinada a procurar em juízo, isto é, entrar com uma ação na justiça.
  • Procuração extrajudicial : Destinada aos negócios em geral.

 

Quanto ao instrumento

-Procuração pública : Passada em cartório, com cópia original do registro ( o traslado).

-Procuração particular : Autorizada pelo mandante,  outorgada com firma reconhecida.

   

Finalidade

-Geral: Quando o mandante tem por finalidade conferir poderes para todos seus negócios.

-Especial : Quando se especifica o negócio.

 

Quanto a extensão dos poderes

  • Amplos: Tal conceito dá liberdade ampla ao mandatária para agir ou administrar os interesses expressos na procuração ( realizar todos os atos necessários).
  • Restritos: O mandatário fica limitado as decisões do mandante.

 

Observações: Vale ressaltar, ainda, que o poder amplo também pode conter o chamado poder especial, cujas ações de extensão geral da procuração exorbitam os meros atos administrativos. A pessoa, então, terá amplos poderes para exercer determinadas funções que ultrapassam a mera administração, tendo de ser expressas ( as funções).

 

 A procuração também tem como área de atuação bases distintas, tais como:

 

Procuração (ou mandato) Ad. Negotia -  Refere-se a procuração Extrajudicial, baseando-se nas leis do Código Civil.

Procuração (ou mandato) Ad. Judicia – Faz referência as matérias de cunho processual ( Código de Processo Civil) .

Procuração ( ou mandato) Ad. et Extra Judicia – Extrajudicial e Judicial/

 

Sobre os requisitos da procuração

Para formular o contrato manuscrito de uma procuração, deve-se seguir determinadas instruções:

 

  • O documento deve conceber um nome. Exemplo: Procuração ou Procuração Ad. Judicia.
  • Deve constar a situação do mandante, seus dados pessoais como o nome completo, nacionalidade, domicílio e residência, etc.)
  • Presença dos verbos ‘‘nomear’’ e ‘‘ constituir’’, uma vez indicando o nome do mandatário no qual foi conferido os poderes.
  • Qualificação do  mandatário .
  • Finalidade da procuração ( geral ou especial)
  • Extensão de poderes ( de valor amplo e irrestrito, ou especial, delimitando expressamente os cumprimentos do mandatário) .
  • Local e data.
  • Assinatura do mandante ( outorgante), com firma reconhecida.

 

Considerações: No caso de uma procuração Ad Judicia, a procuração é necessária não só para admitir o advogada como procurador judicial, mas é obrigatória para o foro em geral. Na Procuração Ad Judicia , a firma reconhecida tornou-se desnecessária.

 

Sobre o substabelecimento

 

    Substabelecer significa ‘’transferir’’. Assim, o substabelecimento é o ato pelo qual o mandatário transfere a outro individuo ( substabelecido) os poderes que lhe foram conferidos pelo mandante. O substabelecimento pode ser feito com reserva de poderes, na qual o procurador pode reassumi-los a qualquer momento, ou sem reservas, sendo uma transferência definitiva, em que o procurador renúncia ao poder de representação.

Determina-se ainda que o substabelecimento somente é válido quando se apresenta a procuração substabelecida. E uma vez revogado o mandato, fica revogado o substabelecimento.